Saúde de Califórnia apura desvio e venda de remédios controlados
Modificado em 04/08/2020, 13:51
O Secretário de Saúde de Califórnia, Pedro Antônio Firmo da Silva, confirmou que remédios foram desviados da unidade de saúde do município e que estavam sendo revendidos. Uma paciente que faz uso do medicamento fez a denúncia.
"Essa denúncia foi feita na semana passada, uma paciente que é usuária do SUS, fez a denúncia, ela relatou que comprou o medicamento controlado, que para o uso é preciso de uma receita especial. Ela pagou aproximadamente R$20," detalha.
Após a denúncia, a saúde de Califórnia tomou conhecimento que uma funcionária que tinha acesso a farmácia da unidade estava desviando os medicamentos, que deveriam ser entregues gratuitamente as pessoas que precisam e que estão com a receita médica.
"Essa funcionária trabalhava no setor de enfermagem, ela estava trabalhando através de um contrato de prestação de serviço, que não foi renovado. O contrato dela venceu pouco antes de tomar conhecimento da denúncia, então o contrato não foi renovado e essa pessoa já não está trabalhando mais na saúde," explica.
Segundo o secretário, foram desviadas aproximadamente 30 cartelas de remédios para dormir e sete cartelas de um anti-depressivo. "A pessoa chegou a falar que desviava os remédios para uso próprio, porém contradiz com a quantidade desviada. Essa ação pode configurar o tráfico de drogas. O Ministério Público e a polícia também acompanham o caso," informou Pedro.
Existe a suspeita de que os medicamentos também eram revendidos para usuários de drogas. "Eu fiquei muito magoado, sou farmacêutico e defensor do SUS, eu acho que aconteceu uma traição imensurável. Vamos investigar a fundo, descobrir se mais pessoas tem envolvimento com os desvios, descobrir a quanto tempo isso vem acontecendo,"enfim vamos apurar o caso com prioridade," finaliza.