Agricultores da região de Ivaiporã iniciam colheita do trigo
Modificado em 04/09/2020, 07:33
Com condições de clima e da planta satisfatórias e propícias, o início ao processo de colheita do trigo nos 15 municípios do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã foram iniciados. Assim como o milho safrinha, o trigo vem surpreendendo positivamente, tanto na produtividade do grão quanto com relação aos preços de mercado. Na quarta-feira o trigo na região estava cotado à 60,00 a saca de 60 quilos, valor 30% maior na no início da safra passada, quando estava em R$ 46.
O produtor rural de Ivaiporã Lucas Sanches Pavessi que junto com a família plantou 700 alqueires da planta, está otimista com as primeiras lavouras colhidas nesta semana. “Acho que vai dar uma produção boa este ano. Apesar da estiagem na época do plantio e boa parte do desenvolvimento do trigo não teve geada, e devemos fechar a safra na faixa de 150 a 160 sacas por alqueire”.
Conforme o agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, a estiagem prolongada e depois o retorno da umidade excessiva em agosto, houve a incidência pragas e doenças se mostravam em níveis preocupantes em 30% da área plantada.
“Houve ocorrência de pragas e doenças em algumas áreas, principalmente do brusone, mas mesmo assim, teremos uma colheita boa de trigo. As primeiras áreas colhidas determinaram um rendimento bom na regional, dentro do esperado em torno 3.500 quilos (141 sacas), o PH do trigo que determina a qualidade também é muito bom”.
Ainda segundo o agrônomo, o desejo dos produtores é finalizar os trabalhos com o trigo para se dedicarem ao plantio da soja. “A perspectiva do produtor é antecipar um pouco o plantio da soja, porque a intenção é no futuro um plantio maior da área do milho safrinha”.
Ele acredita que a colheita deve ser praticamente finalizada até o fim deste mês. “Vão restar poucas áreas para serem colhidas em outubro”.