6ª CIPM aumenta presença nas ruas e previne crimes em toda a região
Modificado em 08/10/2020, 16:14
A 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM) lançou na tarde desta quinta-feira (8) a Operação Visibilidade. O objetivo da ação é aumentar a presença nas ruas e a prevenção e repreensão criminal. A operação acontecerá todas as semanas, simultaneamente nos 14 municípios da área da 6ª CIPM que tem população aproximada de 110 mil habitantes.
Conforme o comandante da 6ª CIPM, major Élio Boing, a operação visibilidade é a retomada das operações ostensivas, que havia sido restringidas em razão da pandemia de Covid-19. “Desde o início da pandemia, passamos a dar mais atenção aos serviços de atendimento a ocorrências, que é um serviço prioritário, onde a pessoal liga 190 e tem o atendimento da viatura. E restringimos as operações para tentar manter os serviços e ter equipe para atender a população”.
Ele explica que a Operação Visibilidade ocorrerá uma vez por semana simultaneamente, em todos os municípios da área de abrangência da 6ª CIPM. “Cada município terá o seu tipo de policiamento voltado principalmente para a questão de ostensividade. Será a permanência das equipes que estão empenhadas na operação em locais de fácil visibilidade”.
Major Boing explica ainda que policiamento ostensivo visa prevenir a ocorrência de crimes. “O objetivo principal, não é resultado imediato, mas a médio e longo prazo. A gente faz o policiamento ostensivo com a finalidade de reduzir a criminalidade, evitar que ocorra, um homicídio, um roubo ou um furto”.
Ainda segundo o comandante da 6ª CIPM, a prioridade da operação será nas entradas das cidades, com blitz, abordagens de pessoas e veículos. O efetivo empregado no total é de 50 policiais militares e 25 viaturas. “Uma vez por semana vamos utilizar toda a nossa capacidade, vamos pegar o pessoal administrativo e que estão em outras funções e eles serão destinados a esta atividade operacional”.