Dia da Consciência Negra: confira algumas sugestões de filmes e séries
Modificado em 20/11/2020, 12:37
O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta sexta-feira, dia 20 de novembro para homenagear o líder quilombola Zumbi dos Palmares. Por mais que não seja um feriado nacional, é um dia que carrega muita importância. Este dia é dedicado para a reflexão sobre como é importante a comunidade negra na cultura brasileira.
E para abordar esse tema há algumas sugestões de filmes que mostram a representatividade negra no universo cinematográfico.
Confira a lista de filmes para ver no Dia da Consciência Negra:
Black is King
Black is King conta com a presença da cantora Beyoncé, a trama serve como um completo para o álbum The Lion King: The Gift, feito pela cantora para o filme “O Rei Leão”, e mostra a jornada de um jovem que procura sua origem. Disponível no Disney+.
Branco Sai, Preto Fica
Nesta ficção-científica brasileira, o filme conta a história de dois moradores de uma comunidade distópica que se unem a um visitante do futuro para derrubar o sistema. Disponível na Netflix.
Mississípi em Chamas
Em 1964, dois agentes do FBI investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade de Mississipi que dividia a população em brancos e pretos. O filme revela como eram os EUA na época da segregação. Disponível no Amazon Prime Video.
Pantera Negra
Um dos filmes mais premiados e ainda conquistando uma indicação de Melhor Filme no Oscar, “Pantera Negra” merece destaque por ser o primeiro filme solo de super-herói negro da Marvel. Disponível no Disney +.
Dentro da Minha Pele
Lançado recentemente, Dentro da Minha Pele é um documentário extremamente humano e poético, com várias histórias que revelam o racismo estrutural que ainda se agarra às raízes da sociedade brasileira e é visto no ambiente de trabalho, nas relações familiares e na política. O foco do documentário são os relatos de 9 pessoas comuns, que mostram seu cotidiano na cidade de São Paulo e contam situações de racismo, de microagressões veladas a violências explícitas. Onde assistir: Globoplay
Marielle: O Documentário
No dia 14 de março de 2018, o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes comoveram o Brasil e o mundo. Símbolo do ativismo social e moradora do Complexo da Maré, Marielle teve sua vida ceifada por ousar confrontar os problemas sociais mais sérios do Brasil e incomodar interesses poderosos. Com 6 episódios, o documentário produzido pela Rede Globo faz um ótimo trabalho ao unir o aspecto profissional e humano da carreira da vereadora, sem apelar para o sensacionalismo ou melodrama. Onde assistir: Globoplay
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Moonlight: Sob a Luz do Luar ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali) em 2016. Na hora da premiação, os apresentadores se confundiram e premiaram La La Land, mas Moonlight foi o verdadeiro campeão. O filme de Barry Jenkins é ambientado em três períodos da vida de seu protagonista e baseia sua trama na interseção entre o racismo e a homofobia. Onde assistir: Netflix