Plantio de soja chega na reta final na região - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Região

Plantio de soja chega na reta final na região

A expectativa de produção da soja é de 4 mil quilos por hectare
A expectativa de produção da soja é de 4 mil quilos por hectare - Foto: TN Online
Escrito por Da Redação
Publicado em
Modificado em 21/11/2020, 07:03
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O plantio de soja safra 2020/2021 nos 15 municípios do Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado e Abastecimento (Seab) entrou na reta final. Conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), apesar da pouca umidade e das chuvas esparsas a semeadura deve ser cumprida dentro do período agroclimático indicado. 

Neste ano, o plantio do grão vai ultrapassar 160 mil hectares. Na safra anterior, os produtores de soja plantaram na regional 156,8 mil hectares. A área destinada ao plantio do milho também está praticamente concluída e perdeu espaço para a soja.

Conforme Sergio Carlos Empinotti, agrônomo do Deral, mais de 98% da área destinada ao plantio da soja na regional já foi semeada. “Houve chuvas esparsas nas últimas semanas e o pessoal aproveitou para plantar, praticamente concluindo o plantio”. 

Nesta semana, o volume acumulado de chuvas ultrapassou os 50 mm. trazendo ânimo para os produtores. “Chegou em muita boa hora. As plantas semeadas há mais tempo necessitavam de umidade. Havia alguma falha no plantio e com a chuva desta semana, elas vão se recuperar bem, dando uma perspectiva de produção muito boa”, comenta. 

A expectativa de produção da soja para essa safra é colher em torno de 4 mil quilos por hectare. “Na safra anterior nós tivemos uma produção recorde, em média 4,2 mil quilos por hectare. Com as chuvas dessa semana e a planta em estado vegetativo, as condições da cultura estão muito boas. Se continuar assim e mais algumas precipitações nos próximos meses, os agricultores terão uma produção tão boa quanto do ano passado”, comenta. 

Milho

O plantio do milho verão tem situação de plantio semelhante à soja. “O milho ainda vai até o final de novembro, mas aqui na região o pessoal plantou praticamente quase tudo restando muito pouco para ser semeado”. 

O Deral também vai reavaliar a área prevista para o plantio, que inicialmente tinha previsão de 3,5 mil hectares. “O pessoal não plantou milho aqui na região e o que foi plantado é o que vai para silagem não é para grão”, afirma. Ainda segundo Empinotti, a área do milho deve perder em torno de uns 700 hectares da previsão inicial, que acabou sendo transferida para o plantio da soja.

Na região a área destinada a cana também está perdendo espaço para soja nesta temporada. “Tivemos uma área de cerca de 3,5 mil hectares em São Pedro do Ivaí que a cana não foi plantada e estava sendo preparado para receber a soja”, comenta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Região

Deixe seu comentário sobre: "Plantio de soja chega na reta final na região"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar