Estiagem afeta abastecimento em Cambira e Califórnia
Modificado em 22/11/2019, 15:21
A estiagem prolongada, que se estende desde julho está afetando o abastecimento em dois municípios da região: Cambira e Califórnia. Segundo a Sanepar, além da queda de vazão do Ribeirão Cambira e dos poços que abastecem o município, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar levaram elevaram o consumo de água da cidade em 20%.
O fornecimento ainda foi afetado, no último domingo (17), por um problema de bombeamento na captação do Ribeirão Cambira. O abastecimento foi reforçado com caminhão-pipa e os clientes que possuem caixa d’água não chegaram a ser afetados.
A Sanepar reforça que tem constantemente investido no saneamento de Cambira. De imediato, realizou projeto para melhorar as condições de abastecimento: assentou mais 1.140 metros de rede e irá instalar um novo sistema de bombeamento para mitigar problemas de pressão na parte mais alta da cidade.
Investimentos da ordem de R$ 1 milhão estão previstos no planejamento futuro da companhia para operacionalizar outra captação subterrânea de água. Todas essas ações contribuirão para a conservação da confiabilidade do sistema de produção, reservação e distribuição de água do município.
Em Califórnia, a estiagem também afetou a vazão do Rio Água Seis que abastece o município. Para dar conta do aumento da demanda causado pelo calor, nos dias de maior consumo, o abastecimento está sendo complementado com caminhão-pipa. A orientação, em ambos os municípios, é para que a população faça uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano, alimentação e higiene pessoal. A Sanepar recomenda reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas, reutilizando-a na limpeza, na rega de plantas, na lavagem de calçados e tapetes e no vaso sanitário, além de reduzir o tempo no chuveiro, fechar as torneiras ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba.