Jeep Fest é o primeiro evento da região a incluir categoria feminina
Modificado em 19/10/2019, 09:10
Neste sábado (19) acontece a 1ª edição do Jeep Fest, em Cambira. O evento off-road, que tradicionalmente tem competidores homens, será o primeiro em todo o Vale do Ivaí a incluir a categoria feminina. No total são seis inscritas e entre as competidoras está Malu Aranda, 26 anos, de Campo Mourão.
Malu conta que a paixão por esportes radicais começou ainda na infância, por incentivo pai Orlando Aranda. "A principio com 6 anos de idade ganhei uma mini moto do meu pai, com um mês já estava pilotando, com 8 anos ganhei o meu primeiro Kart", conta.
Com oito anos de idade ela começou a competir no Kartódromo de Londrina e por todo Brasil. "Participei do Paulista Light, onde tivemos de colocar 80 kg de chumbo no kart e fiquei em terceiro lugar no paranaense de kart. Porém como as competições exigiam muito investimento, migrei para o Cross-Country e Motocross. Corremos por todo Brasil e ganhei muitos títulos durante esse percurso", destaca.
(Malu se interessou por esportes radicais por incentivo do pai. Foto: Arquivo pessoal)
Nos últimos anos, Malu deu um tempo nas competições para priorizar os estudos. Mas a paixão falou mais alto e ela começou a pilotar Jeep, outra vez incentivada pelo pai. "Essa será a minha primeira corrida de 4x4 e espero aprender com o pessoal que compete há tempos", diz.
Ela garante que não tem medo de se arriscar na competição e considera muito importante a participação e destaque das mulheres, não somente no esporte, mas em todas as áreas.
"Acho muito importante a participação das mulheres em esportes, não só radicais, mas de modo geral, para continuarmos quebrando tabus, pois, ao contrário do que muitos dizem, ainda existem muitos preconceitos e diversas manobras, até política, para dificultar o acesso das mulheres aos esportes e áreas considerados para homens", observa.
(Heloísa Godas vai competir pela primeira vez, em Cambira. Foto: Arquivo pessoal)
A adolescente Heloísa Fonseca Godas, 16 anos, de Mauá da Serra, também vai competir pela primeira vez. Ela conta que sempre participou de trilhas com o pai e passou a se interessar pelo esporte.
"Comecei agora, mas sempre gostei, pois cresci vendo meu pai andar de Jeep. Acho bem legal as mulheres também mostrarem suas habilidades nessa área que é sempre voltada para um universo masculino", afirma.
JEEP FEST
O maior evento off-road do Vale do Ivaí começa a partir das 9 horas, no Loteamento Vieceli, com entrada gratuita.
Segundo a organização, será o primeiro evento da região com a categoria 4x4 street. A competição também terá a presença de pilotos de toda a região nas categorias 4x4 willys, stock, graduados e força livre.
"É um prazer colocar pela primeira vez a modalidade feminina. Foi até um questionamento nosso e também uma maneira de trazer mais o público feminino para os eventos. Tenho certeza que esse será o primeiro de muitos", assinala o secretário municipal de Educação e Esportes Felipe Zani.
Segundo Zani, a expectativa de público é muito grande. "Esse é o primeiro evento nessa modalidade no município. Fizemos a pista e temos mais de 40 participantes em todas as categoria", comenta.
Além das competições, o 1º Jeep Fest também terá área de alimentação e bebidas com com food trucks.