Prefeitura de Ivaiporã realiza atividades conscientizando sobre prevenção do suicídio
Modificado em 03/09/2019, 14:05
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realiza atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”. Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio
O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora do Caps, Viviane Silva, explicaram que uma das ações é deixar bilhetes nas árvores dos espaços públicos, tais como Praça Japão e vias da cidade, com mensagens escritas à mão e palavras de apoio contra a depressão e o suicídio.
O objetivo é motivar a vida de quem passa por depressão ou tem tendência suicida – além de incentivar a população a ficar atenta aos familiares, amigos e vizinhos”, explicou Viviane Silva, que conta com a parceria da auxiliar educacional e assistente social do Caps, Rebeka Schawarski e Jessica Menegaldo – respectivamente na decoração das árvores. Este mês, outras atividades serão realizadas visando conscientizar sobre a prevenção do suicídio.
Viviane Silva alerta que é preciso pensar em questões como dor psíquica, impulso, ansiedade, transtornos mentais, vingança no sentindo de se ferir para atingir o outro e na falta de sentido da vida. Em Ivaiporã, o Caps oferece atendimento com equipe interdisciplinar ou pelo fone 3472-1806.
Ligação gratuita
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua na prevenção ao suicídio por meio de apoio emocional às pessoas em situação de risco. O CVV tem uma rede de voluntários treinados à disposição de pessoas que querem e precisam conversar. O telefone é 188. As ligações são gratuitas e sigilosas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) são registrados anualmente 12 mil suicídios no país e mais de 1 milhão no mundo.