Praça Japão é inaugurada em Ivaiporã
Modificado em 16/08/2019, 18:06
Inaugurou nesta sexta-feira (16), a primeira praça temática de Ivaiporã. A praça fica na Avenida Castelo Branco no cruzamento com a Rua Arapongas e foi revitalizada com motivos orientais, é uma homenagem a imigração japonesa e descendentes. A inauguração ocorre junto com o 1º Festival do Japão, com barracas gastronômicas, apresentações culturais, espaço infantil, entre outras atrações.
O prefeito Miguel Amaral (PSL) diz que a Praça do Japão conta com museu, lago ornamental com carpas coloridas, iluminação, bancos e portais, além de paisagismo.
“Sem dúvida nenhuma, essa praça pública será mais um atrativo turístico na nossa cidade. A população ficará encantada com esse novo espaço público”.
O prefeito lembra que a Praça Japão faz parte do programa municipal Praças Temáticas, que visa a atração de turistas para a cidade. “O turismo responde por 10% do PIB mundial, de cada R$ 1 mil reais R$ 100 vai para o turismo. Então é muito importante que Ivaiporã tenha essa ferramenta de atração de recursos e empregos. Também estamos investindo na Praça França na Avenida Souza Naves, e acreditamos que até o ano fim do ano que vem conseguiremos fechar mais duas Portugal e Itália”.
O engenheiro Nilson Francisco Chagas responsável pela obra se mostra feliz com o resultado. “Ficou no que a gente havia planejado, dentro do prazo, na qualidade que era esperada, idêntica ao projeto do arquiteto Fabiano Bitencourt. Ficou um espaço muito lindo e com certeza um novo cartão postal da cidade”.
Mateus Galves de Souza é sócio-proprietário de uma oficina e moto e venda de peças em frente à Praça Japão elogiou o novo visual. “Ficou show de bola. Isso valoriza a região, inclusive, a revitalização da praça nos estimulou a modernizar também nossa loja”.
A dona de casa Maria Aparecida Cruz que mora nas imediações não resistiu, e ontem com as portas do canteiro de obras aberta foi ver de perto o trabalho. “Estou encantada”. Ela relata que antes da revitalização evitava passar pelo local a noite. “A partir de agora será um local frequentado por famílias, está bem iluminada o que traz também mais segurança para todos. Gostei muito também das carpas coloridas, meus netinhos vão adorar”, relata Maria Aparecida.
Miguel Amaral convida toda a população de Ivaiporã e cidades vizinhas para participar das festividades. “Venham participar das nossas festividades. Temos uma infinidade de atividades que agradam todos os gostos e estilos”, completa.
Resgate da cultura nipônica
De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Ivaiporã, Amanda Amaral Rafael, a programação compreenderá pronunciamento do prefeito Miguel Amaral e demais autoridades convidadas. A partir das 19h30 haverá apresentações do Grupo de Taiko da Aceni, Petipá Ballet – Centro de Danças Olívia Hauptmann, Bon Odori da Aceni; e da banda de rock Old Four.
Amanhã (17), a programação iniciará às 12 horas com barracas típicas e apresentação da cantora Fernanda Brito. A população poderá participar da aula de ritmos e funcional que será dada pela professora de Educação Física, Suzana Noda, e respectiva equipe da Academia Femme Fitness.
Além disso, irão se apresentar a Banda Marcial de Marilândia do Sul; Bon Odori – dança japonesa com a participação de grupos de várias cidades do Estado; Matsuri Dance – Grupo Hikari de Londrina; Ishindaiko de Londrina (grupo de tambores); e o Grupo Sansey, que irá dançar a Yosakoi Soran.
“É uma parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã e a Aceni, com objetivo de divulgar a Praça Japão, que será um cartão postal do município. O festival tem o objetivo de promover a cultura japonesa e homenagear as famílias que colonizaram o município”, comenta Amanda Amaral Rafael.