Em situação de epidemia, São Pedro do Ivaí mobiliza novo mutirão contra dengue
Modificado em 17/05/2019, 12:45
Neste sábado (18/05), São Pedro do Ivaí terá uma Carreata pelas principais ruas da cidade, para alertar a população sobre os riscos da dengue. O município realiza de 20 a 22 de maio mais um Mutirão contra a Dengue, com coordenação da 16ª Regional de Saúde, de Apucarana.
São Pedro do Ivaí está em situação de epidemia da doença com 111 notificações, sendo 56 casos positivos e 14 negativos. De acordo com os critérios do Secretaria de Estado da Saúde (SESA), um município com 10 mil habitantes que estiver, proporcionalmente, com mais de 30 casos confirmados é declarado situação de epidemia.
A carreata está marcada para às 11h com saída do prédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (antiga rodoviária), percorrendo a av. Dr. Cícero de Morais até a Igreja Matriz. Em seguida, os veículos seguem um trajeto pelas diversas ruas e regiões.
“Nosso objetivo é chamar atenção da população para este problema grave que São Pedro do Ivaí está passando. Já são 13 mortes registradas no Paraná, não queremos que o município entre nesta lista”, disse o secretário de Saúde, Isaque Luiz de Souza.
As ações contarão com apoio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Obras Públicas e Limpeza Urbana, além da Vigilância Sanitária, setor de endemias e o pessoal do barracão de máquinas da prefeitura. “Nos três dias, cerca de 50 pessoas, divididas em equipes, irão percorrer todas as regiões da cidade, entrando casa por casa com objetivo de recolher todos os materiais que acumulam água, além de orientações aos moradores”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Suelen Lombardi.
Uma das ações será a limpeza de bueiros, que costumam acumular muito lixo e trazem transtornos. “Pedimos a colaboração de todos nesta luta. Quem puder tirar um tempo de seu dia para colaborar com o combate à dengue, seja limpando seus quintais ou falando com vizinhos e amigos sobre a importância de manter a casa limpa para evitar a dengue, será de grande valia para eliminar este grave problema em São Pedro do Ivaí”, declarou o prefeito José Isalberti.