Homem morre após ser atacado por abelhas - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Região

Homem de 61 anos morreu após ser atacado por abelhas em Ivatuba - Foto ilustrativa
Homem de 61 anos morreu após ser atacado por abelhas em Ivatuba - Foto ilustrativa - Foto:
Escrito por LUIZ DEMÉTRIO
Publicado em
Modificado em 20/08/2018, 20:00
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Um homem de 61 anos morreu após ser atacado por abelhas na tarde de domingo (19) na cidade de Ivatuba, na região de Maringá (norte do Paraná). 

De acordo com o repórter André Almenara, de Maringá, Osvaldo Correia da Silva, de 61 anos, residia em Sarandi e foi ao Condomínio Barra do Ivaí II, em Ivatuva, para visitar um sobrinho quando o enxame o atacou. Conforme o Corpo de Bombeiros de Maringá, a vítima foi picada por dezenas de abelhas e ficou inconsciente. 

Uma equipe do resgate aéreo do Samu, composta por uma enfermeira e um médico, também esteve condomínio e após quase 40 minutos de massagem cardíaca, Osvaldo Correia faleceu. 

O ataque
Moradores de chácaras vizinhas relataram que outras pessoas com roupas especiais estavam mexendo com abelhas nas imediações quando a vítima foi atacada pelo enxame.  O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Maringá para exame de necropsia.

Colmeia
Especialistas em apicultura explicam que os insetos aproveitam a época que antecede a primavera para construir novos ninhos.“Nesse período, as abelhas começam a fazer o chamado enxameamento, para formar uma nova colônia de indivíduos. Elas saem da colmeia de origem em busca de um local seguro para construir um novo lar. Nessa migração, é que, geralmente, ocorrem os ataques", detalham.

Nessa "jornada", os insetos carregam a rainha virgem e parte da colméia de origem. São verdadeiras colmeias itinerantes em busca de um local protegido, geralmente em ambientes onde há grande oferta de alimentos e árvores com florada adequada para produção do mel, para já estarem abrigadas quando a primavera chegar.

Proteger a rainha
"Esses insetos estão preocupados em proteger a rainha e construir o ninho, portanto, os ataques a seres humanos só acontecem quando eles se sentem ameaçados", detalham os Bombeiros, acrescentando que a maioria dos casos envolve a espécie Apis mellifera, conhecida como abelha européia.

Ainda conforme especialistas no assunto, muita gente acredita que os ataques são mais comuns nessa época por causa das queimadas, porque a fumaça atiçaria a agressividade das abelhas.


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Região

Deixe seu comentário sobre: "Homem morre após ser atacado por abelhas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar