Celso de Mello rejeita notícia-crime contra pensão anunciada por Moro - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Política

Celso de Mello rejeita notícia-crime contra pensão anunciada por Moro

- Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito por Estadão Conteúdo
Publicado em
Modificado em 30/05/2020, 17:41
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento e arquivou notícia-crime apresentada contra o ex-ministro Sérgio Moro por corrupção passiva. A ação foi movida por um advogado que vislumbrou a confissão do crime quando Moro disse, ao sair do governo, que havia solicitado uma pensão a sua família quase lhe acontecesse algo no cargo.

O decano apontou que o advogado sequer apresentou qualquer documento que dê suporte mínimo à acusação. Além disso, por ter deixado o governo, Moro não detém mais foro privilegiado, o que torna o Supremo sem competência para avaliar o caso.

"Sendo assim, em face das razões expostas, e tendo em consideração notadamente a questão prévia da falta de competência originária do Supremo Tribunal Federal, não conheço da presente notitia criminis restando prejudicado, em consequência, o exame do pedido formulado pelo ora noticiante", apontou Celso de Mello.

A declaração de Moro sobre pensão aos seus familiares foi dita em pronunciamento no dia 24 de abril, quando deixou o governo Bolsonaro acusando o presidente de interferir politicamente na Polícia Federal. Por ter deixado a magistratura, o ex-ministro não tinha direito aos 22 anos de contribuição previdenciária que acumulou na Justiça Federal.

"Pedi apenas que, já que nós íamos ser firmes contra a criminalidade, especialmente a criminalidade organizada, que é muito poderosa, que se algo me acontecesse, pedi que a minha família não ficasse desamparada sem uma pensão. Foi a única condição que eu coloquei para assumir essa posição específica no Ministério da Justiça".

Ao Estadão, Moro afirmou que o pedido foi feito após ser convidado a ingressar no governo Bolsonaro e se tratava de uma solicitação genérica de pensão para sua família caso fosse assassinado no combate ao crime organizado. O ex-ministro diz que a concessão dependeria de lei nova.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Celso de Mello rejeita notícia-crime contra pensão anunciada por Moro"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar