Polícia Federal deflagra operação "Pedra de Fogo", em Maringá
Modificado em 18/11/2020, 09:20
Nesta quarta (18, a Polícia Federal em Maringá deflagrou a operação Pedra de Fogo, visando desarticular uma organização criminosa atuante no tráfico de armas e drogas. Vinte Policiais Federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá.
A operação iniciou-se após a apreensão de 6 fuzis, em setembro de 2018, em Bauru/SP, com a detecção de que o preso teria saído de Maringá com as armas. A partir daí, identificou-se duas células criminosas que atuavam no envio de armas e drogas para uma facção criminosa baseada no Estado do Rio de Janeiro.
Ao longo das investigações, foram realizadas 4 prisões em flagrante, com a apreensão de aproximadamente 650 quilos de maconha.
Além disso, constatou-se que um indivíduo residente em Sarandi está vinculado a duas apreensões de armas realizadas em Seropédica/RJ, em maio e outubro de 2019, onde foram apreendidos, respectivamente, nove e seis fuzis.
As buscas acontecem nas cidades de Ângulo, Sarandi e Paranavaí. O nome da Operação guarda relação com a etimologia da palavra fuzil, que deriva de petra focilis (“pedra de fogo”). Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e de armas.