Canyon Guartelá; a 200 km de Apucarana, conta com banheiras naturais e é o 6º maior cânion do mundo
Modificado em 06/10/2020, 08:45
Alerta ‘spoiler’, este post contém muitas fotos lindas do Canyon Guartelá e poderá despertar sua vontade de visita-lo.
Localizado na cidade de Tibagi, a aproximadamente 200 km de Apucarana, o Canyon Guartelá é considerado o 6º maior cânion do mundo, levando em conta a extensão de 30 km desníveis de até 450 m. Sendo assim, o Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico da região.
O Canyon é uma garganta formada pelo Rio Iapó que para escavar rochas se aproveitou de falhas e fraturas geológicas. É como um registro da separação da América do Sul e África e nascimento do Oceano Atlântico Sul, o que ocorreu no período Mesozóico, era dos dinossauros.
Em toda sua extensão encontra-se uma biodiversidade típica e marcante dos Campos Gerais, muito semelhante ao cerrado, além das formações rochosas.
A explicação sobre a origem do nome do canyon existe em várias versões.
A mais conhecida, e que você encontrará até na entrada do parque, é a que conta sobre um morador da região que ao saber dos ataques de índios Kaingangues mandou avisar seu vizinho e compadre sobre os ataques e alertou: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. A região, então, recebeu o nome de Guartelá.
Na trilha completa do Canyon Guartelá é possível fazer uma caminhada exclusiva em trilhas que são restritas para somente 40 pessoas ao dia (20 pela manhã e 20 pela parte da tarde).
Lá estão o chamado Portal de Pedra, algumas pinturas rupestres, e claro, vistas incríveis do canyon. Você irá encontrar ainda os panelões, que são algumas formações rochosas no rio – parecem banheiras de hidromassagem naturais. Em dias quentes, ou até em dias com temperaturas mais amenas e a vontade bater, você poderá entrar nos panelões e recarregar as energias com um agradável banho de rio!