Soft skills no serviço público é tema do Programa Diálogos
Modificado em 16/06/2020, 14:41
As competências socioemocionais, ou as soft skills, no termo em inglês, podem ser aprendidas? A coordenadora estadual do Polo de Liderança do Sebrae, Rosangela Angonese, garante que sim, mas é necessário praticar. Ela vai falar sobre o tema no Programa Diálogos online desta quarta-feira (17), às 15 horas.
“Como se aprende uma nova atitude? Somente praticando, experimentando. É preciso ter vontade”, comenta Rosangela. Segundo ela, o líder pode estimular a equipe a mudar o comportamento, especialmente durante o período da pandemia, quando há a necessidade de maior cooperação, de adaptação, de compartilhamento e de flexibilização. A mudança, acrescenta a palestrante, vai desde a maneira de falar. “Se eu só reclamo, posso transformar isso, sair da forma negativa”.
Será a 7ª edição on-line do Programa Diálogos. Para acompanhar a palestra “Soft skills como diferencial no serviço público” acesse o canal do Youtube no endereço bit.ly/youtube-elp. O evento é organizado pela Escola de Liderança do Paraná, que tem como objetivo a formação e o aperfeiçoamento das lideranças públicas do Estado.
“Esse tema de habilidades socioemocionais, que chamamos de soft skills, é fundamental quando se fala nas relações de trabalho. Sabemos que com todos os avanços da tecnologia, a maioria das tarefas repetitivas será feita por sistemas, computadores, inteligência artificial, mas as habilidades comportamentais vão diferenciar o trabalhador em si, o ser humano, a pessoa”, destaca a coordenadora da Escola de Liderança, Mira Graçano.
Ela cita a comunicação e a flexibilização como diferenciais. “A comunicação vai interferir completamente no resultado do trabalho. Saber conduzir reuniões, apresentar argumentos, entender o ponto de vista do outro, dar espaço às diferentes manifestações. Tudo isso está relacionado a uma comunicação eficiente”, explica. Sobre flexibilização, Mira afirma que cada vez mais é necessário estar pronto para o novo, para o inesperado, para mudar o plano, como tem acontecido durante a pandemia do novo coronavírus.