Em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico
Modificado em 22/11/2020, 12:48
A data de 22 de novembro homenageia os artistas que fazem e interpretam melodias e encantam a humanidade com suas harmonias infindáveis de criatividade. O dia remete a Santa Cecília, padroeira dos músicos e muito conhecida dos católicos.
Cecília nasceu em Roma no século lll e participava das missas do Papa Urbano l. Ela era muito devota e ao ser prometida pelo pai a se casar com Valeriano - pagão, ela preferiu manter-se virgem e convenceu o marido a aceitar a condição depois de cantar para ele na noite de núpcias, o que teria convertido a ele e o irmão - Tibúrcio, ao cristianismo.
Com isso Valeriano e Tibúrcio foram condenados a morte. Cecília por sua vez, recusava-se a renunciar sua fé e continuava cantando, até que acabou decapitada.
A data de Santa Cecília é comemorada desde o século V, mas foi só em 1594 que ela foi nomeada oficialmente padroeira dos músicos pelo para Gregório Xlll.
Mito
O encanto da música sobre a humanidade passa também pela Mitologia Grega. Diz a lenda, que os deuses pediram a Zeus que criasse divindades para celebrar as vitórias contra os Titãs e que ele - Zeus, atendeu o clamor passando 9 noites de amor com Mnemosia - a deusa da memória. Da união, vieram as entidades aclamadas de 'Musas'. Daí, a origem da palavra - MÚSICA.
Euterpe, uma das novas criações fez par com Apolo - deus do Sol e da música, para celebrar e louvar outros deuses por conseguinte. A imagem de Euterpe, é representada usando uma coroa de flores e uma flauta nas mãos.
Da redação