Após três mil anos, Demônio-da-Tasmânia volta ao território da Austrália
Modificado em 06/10/2020, 10:25
Vinte e seis demônios-da-Tasmânia foram soltos em um santuário na cidade de Barrington Tops, na Austrália. O diabo-da-Tasmânia, ou demônio-da-Tasmânia, desapareceu completamente da Austrália continental. Boa parte da espécie foi derrotada por dingos, espécie canina predadora selvagem. Por isso a sobrevivência só foi possível na ilha da Tasmânia, onde os dingos nunca chegaram.
"A VOLTA DO DEMÔNIO"
A ação faz parte do projeto #DevilComeback (a volta do demônio, em português). O local escolhido para a soltura dos animais, extintos na região há três mil anos, tem 400 hectares. O objetivo do projeto é melhorar o futuro da vida selvagem nativa australiana.
POR QUE DIABO DA TASMÂNIA?
O nome científico do diabo-da-tasmânia é Sarcophilus harrisii. Ele recebeu esse nome popular porque, apesar de haver fósseis do animal por todo o continente australiano, ele atualmente é encontrado na ilha da Tasmânia, um estado da Austrália que fica a 240 km de distância do continente.
Além de o bichinho ser conhecido por seu comportamento arisco e agressivo em alguns momentos, há que diga que os grunhidos que ele emite lembram um diabo gritando. É daí que veio o nome.
(Com informações do UOL)