Tribunal manda pagar insalubridade em grau máximo a camareira de resort - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Cotidiano

Tribunal manda pagar insalubridade em grau máximo a camareira de resort

- Foto:
Escrito por Estadão Conteúdo
Publicado em
Modificado em 01/01/2020, 15:56
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O D Grupo Empreendimentos e Participações Ltda., de Natal (RN) (D. Beach Resort), foi condenado pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho a pagar o adicional de insalubridade em grau máximo a uma camareira de hotel. No entendimento da Turma, a limpeza e a coleta do lixo dos banheiros de hotéis, cujo número de usuários é indeterminado e com grande rotatividade, 'não pode ser comparada à limpeza de banheiros de escritórios e residências'.As informações foram divulgadas pelo TST - Processo: ARR-1490-36 2017.5.21.0007Fluxo.

A camareira sustentou na ação trabalhista que, no trabalho, tinha contato com 'agentes insalubres na limpeza de quartos e banheiros'.Segundo ela, os ambientes de quartos e áreas comuns 'são públicos e com grande fluxo de pessoas'.Limpeza doméstica

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 21.ª Região (TRT-21/RN) indeferiu o adicional, por entender que 'a atividade não é insalubre'.Para o Regional, 'a limpeza de quartos e banheiros do estabelecimento hoteleiro diferencia-se do trabalho em ambientes coletivos e abertos ao público em geral e, por isso, se equipara à atividade de limpeza e coleta de lixo doméstico'.Agentes biológicos

O relator do recurso de revista da camareira no TST, ministro Alberto Bresciani, assinalou que a Corte entende que 'é perfeitamente aplicável a regra do Anexo 14 da Norma Regulamentadora (NR) 15 do extinto Ministério do Trabalho quando se tratar de estabelecimento empresarial ou de local de acesso de grande número de pessoas, como no caso'.A decisão foi unânime. A reportagem fez contato com o resort de Natal. O espaço está aberto para manifestação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Tribunal manda pagar insalubridade em grau máximo a camareira de resort"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar