Paraná Clube vence o lanterna e parte para decisão em Goiânia
Modificado em 13/11/2019, 10:28
O Paraná Clube venceu por 2 a 1 o São Bento, nessa terça-feira (dia 12) à noite, na Vila Capanema, pela 35ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense segue na cola do G4, em sexto lugar, com 54 pontos, três pontos abaixo do quarto colocado. Já a equipe de Sorocaba continua na lanterna, com 30 pontos, e completa sete rodadas sem vencer. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Nas três rodadas finais, o Paraná ainda joga contra o Atlético-GO (em Goiânia), o Criciúma (em Santa Catarina) e o Botafogo-SP (na Vila Capanema).
A partida contra o Atlético-GO, na sexta-feira (dia 16), vira uma verdadeira decisão. O time de Goiânia é o quarto colocado na competição, três pontos acima do Paraná. Ou seja, se vencer, a equipe paranaense fica com a mesma pontuação que esse concorrente direto.
Com o resultado dessa terça, o Paraná completa quatro partidas seguidas sem perder (três vitórias e um empate).
ESCALAÇÃO
As novidades no Paraná eram o volante Luiz Otávio e o meia Vitinho no banco. Com isso, entraram no time os meias Jhemerson e João Pedro. Outra alteração foi a saída do lateral-direito Léo Príncipe, suspenso, para a entrada de Eder Sciola.
O treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, Jhemerson e Fernando como volantes. A linha de três tinha Matheus Anjos (centro), João Pedro (direita) e Bruno Rodrigues (esquerda). A alternativa treinada na véspera, com variação para 5-4-1 (defesa) e 3-4-3 (ataque), acabou não ocorrendo durante o jogo.
O São Bento não tinha Paulinho Bóia, Mansur, Minho, Joilson e Elton.
ARBITRAGEM
Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira afirmou que a arbitragem acertou ao marcar a pênalti para o São Bento, aos 12 do 1º. Ele também declarou que o árbitro errou ao não marcar pênalti para o Paraná, aos 17 do 2º, quando o zagueiro Gerson travou voleio de Jenison.
PRIMEIRO TEMPO
Sem volantes de ofício no meio-campo, o Paraná apostou na troca de passes curtos pelo centro e nos avanços frequentes dos laterais. No aspecto ofensivo, a estratégia funcionou e o time teve amplo domínio. No aspecto defensivo, a equipe apresentou dificuldades em certos momentos. O São Bento abriu o placar em pênalti polêmico, cometido por Leandro Almeida e convertido por Zé Roberto, aos 12 minutos. A reação foi rápida. Matheus Anjos empatou aos 18, em chute de fora da área, e virou para 2 a 1 aos 20, após cruzamento de Matheus Anjos, trabalho de pivô de Jenison e chute de Eder Sciola.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve ritmo lento. Os sistemas defensivos começaram a levar a melhor e a partida ficou truncada. Aos 13, saiu João Pedro e entrou o meia Vitinho, que ficou centralizado. Matheus Anjos passou a jogar pelo lado esquerdo. O Paraná teve boas chances para liquidar o jogo, em três contra-ataques, mas Bruno Rodrigues, Guilherme Santos e Ramon desperdiçaram. Aos 30, saiu Jenison e entrou o atacante Ramon. Aos 40, saiu Jhemerson e entrou o volante Luiz Otávio.
ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 16 finalizações (8 certas), 43% de posse de bola, 82% de acerto nos passes e 6 escanteios. O São Bento obteve 19 finalizações (3 certas), 57% de posse de bola, 85% de acerto nos passes e 2 escanteios. Os números são do site Sofascore.