Unidades das Ceasas no Paraná recebem obras de revitalização
Modificado em 26/08/2019, 12:55
A Ceasa Paraná está executando uma série de melhorias e reparos nas infraestruturas de suas unidades atacadistas no Estado. São 12 obras que envolvem desde a construção de novos gradis, montagens de corrimãos e alambrados, recuperação de pavimentações de vias internas, além de serviços de reforços estruturais e de cobertura das áreas de atendimento e comercialização direta de hortigranjeiros pelos agricultores cadastrados. Os investimentos são R$ 7 milhões, recursos próprios da Ceasa Paraná.
“São ações que ajudam a revitalizar as atividades dos nossos produtores e permissionários atacadistas que atuam nos mercados. Além disso, proporcionamos também mais segurança e comodidade para todos os compradores e demais trabalhadores que diariamente frequentam as unidades, auxiliando a abastecer o setor varejista”, destaca o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz.
O dirigente da empresa disse ainda que estas melhorias atendem também aos pedidos discutidos com as respectivas entidades representativas dos produtores e atacadistas das Ceasas do Estado.
A Comissão Permanente de Licitações (CPL) também avalia os processos de outras 13 intervenções que poderão ser licitadas, conforme os acompanhamentos da Assessoria Jurídica da Ceasa e orientações do Ministério Público do Paraná.
CRONOGRAMA E AÇÕES - “Estamos seguindo um cronograma de acompanhamento de cada uma dessas intervenções que estão acontecendo em nossos mercados atacadistas”, explica o engenheiro civil Marco Antônio de Figueiredo, chefe da Divisão de Engenharia e Manutenção da Ceasa Paraná. Ele acrescenta que as obras são executadas por empresas de engenharia que passaram pelos processos de licitação promovidas pela CPL.
Na Ceasa de Curitiba estão em andamento trabalhos de melhorias e reforços das estruturas. Um novo estacionamento de 14 mil metros quadrados está em implantação ao lado esquerdo da entrada de acesso à unidade. O Mercado do Produtor também recebeu novos reforços estruturais, trocas de calhas e um novo gradil em torno da área de 13,5 mil metros quadrados. No terreno situado atrás do Pavilhão H, de 2 mil metros quadrados, estão sendo colocadas caixa de passagem para a drenagem do local e feita a terraplanagem.
A Casa do Comprador, na Ceasa de Maringá, ganhou uma nova estrutura com a reforma. Além da remodelação dos banheiros, foi também ampliada a área de espera da abertura do mercado destinada aos compradores. No espaço de fundos da unidade está em fase de conclusão a terraplanagem de 12 mil metros quadrados. Depois, o espaço receberá também canalização para águas pluviais, destinadas a futuras construções no local.
Na Ceasa de Londrina já foram realizados o projeto de estruturação da nova Praça de Alimentação da unidade. Na Ceasa de Cascavel, está em andamento a recuperação da pavimentação de todo o mercado. O Mercado do Produtor da Ceasa de Foz do Iguaçu também recebe uma nova cobertura.
LICITAÇÕES PARA NOVAS OBRAS - Segundo o diretor-presidente, outras 13 obras – como reformas de áreas, revitalização de pavimentações, construções de novos banheiros, eficiência energética e melhorias de iluminação nas unidades – serão feitas ainda neste ano nas Ceasas do Paraná. “Essas ações estão em processo de análise e elaboração junto à Comissão Permanente de Licitação para serem colocadas em licitação em breve”, Bublitz completa.