Entidades suspendem projeto dos fogos de artifício em Arapongas - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Arapongas

Entidades suspendem projeto dos fogos de artifício em Arapongas

Entidades lotaram as galerias da Câmara na sessão
Entidades lotaram as galerias da Câmara na sessão - Foto:
Escrito por Edison Costa
Publicado em
Modificado em 19/11/2019, 19:20
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Ong de Proteção aos Animais de Arapongas (OPAA) e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas e Asperger de Arapongas (AMAAAR) protocolaram hoje (19), na secretaria da Câmara de Vereadores pedido para retirada do projeto de iniciativa popular que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido na área urbana do município. O projeto, com cerca de 5.050 assinaturas, deverá ser anexado a um outro de iniciativa do vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB), também protocolado ontem, com o mesmo conteúdo. 

Foto por Reprodução

Este no entanto, deverá conter a assinatura da maioria dos vereadores para tramitação na Casa de Leis, enquanto o das entidades se junto à nova proposta na forma de abaixo-assinado.

A substituição do projeto de iniciativa popular por um do Legislativo foi sugerida por Fernando Henrique Oliveira durante a sessão ordinária de segunda-feira à tarde. O objetivo é fazer com que a proposta seja votada com menos burocracia e com menor tempo no plenário.

Depois de lida em plenário na sessão da semana passada, a proposta de iniciativa popular já estava aguardando parecer da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. No entanto, para dar este parecer, a comissão teria que pedir uma perícia grafotécnica em uma por uma das 5.050 assinaturas para confirmação da sua veracidade. E isso demandaria muito tempo.

“Se for esperar a análise grafotécnica de todas essas assinaturas, isso demora e não vai levar a nada”, disse Fernando Henrique, ao sugerir a retirada do projeto popular.

O presidente da comissão, vereador Paulo César de Araújo (MDB), o Pastor do Mercado, informou que, após reunião com o grupo político da base aliada, também já elaborou um projeto idêntico. Ele assinala que só não havia  protocolado na Câmara porque o de iniciativa popular ainda estava tramitando na Casa. Ele frisa que o projeto das Ongs foi apenas lido na comissão. “Quem protocolou e quiser retirar é só retirar”, disse ele, que também é favorável que fogos de estampidos sejam substituídos por outros de apenas brilho ou luzes.

A presidente da OPAA, Meyri Farias, disse que as entidades decidiram retirar o projeto confiando que este será anexado junto com a proposta do vereador Fernando Henrique, que foi quem deu a sugestão primeiro. “Nós continuamos mobilizados para que este projeto seja votado e aprovado na Câmara”, disse Meyri Farias. Com cartazes e faixas, ela e demais defensores da proibição de queima de fogos de artifício com estampidos lotaram as galerias da Câmara de Arapongas na sessão ordinária de segunda-feira.

Foto por Reprodução

A alegação dos manifestantes é que os fogos sonoros causam danos aos animais e prejudicam o próprio ser humano, além de poluir o meio ambiente. Eles sugerem que esses artigos sejam substituídos pelos sonoros e de apenas luzes, que se transformam em espetáculo da mesma forma.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Arapongas

Deixe seu comentário sobre: "Entidades suspendem projeto dos fogos de artifício em Arapongas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar