Secretaria de Saúde comemora Dia do Psicólogo com palestra aos profissionais
Modificado em 27/08/2019, 18:15
Na manhã desta terça-feira (27), dia em que se comemora do Dia do Psicólogo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no auditório do Paço Municipal uma série de palestras voltadas aos profissionais da área, além de estudantes e público no geral. A ação denominada “Psicologia da Gente” tratou sobre o tema: “ Rede de Atenção Psicossocial(RAPS) e o papel da psicologia”, e também discussões acerca dos serviços municipais voltados à saúde mental.
Na abertura do encontro, o prefeito Sérgio Onofre, destacou a importância do trabalho que os psicólogos desenvolvem em meio à sociedade.” Vivemos em uma sociedade que carece cada vez mais de cuidados e atenções relacionadas à saúde mental. Por isso, queremos valorizar ainda mais nossos profissionais, que merecem todo o nosso reconhecimento e admiração pelos trabalhos desenvolvidos”, disse.
Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, o município já tem estruturado o fortalecimento de campanhas que virão ao encontro de questões relacionadas à saúde mental. "Estamos com o processo adiantado para a realização de uma intensa campanha que prioriza a saúde mental, de forma a sensibilizar a todos, levando ajuda necessária aos que precisam. Levantando discussões pertinentes e urgentes. Sabemos que doenças como: ansiedade e depressão têm tomado conta de muitas pessoas, por todo o mundo. E é preciso levantar essas pautas e não tratá-las como tabu, e sim, executar ações eficazes. Por isso, contamos com a ajuda dos nossos profissionais e de toda a rede psicossocial”, explica.
Na sequência, o grupo de profissionais acompanhou uma mesa redonda com a participação do psicólogo Altieres Edmar Frei – responsável pela pesquisa “ Cartografia da RAPS no Estado do Paraná” e membro do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, coordenador de Saúde Mental de Arapongas, Robilan Camargo, Dr. Alecsandro de Andrade Cavalcante, enfermeiro Eucir Antônio Zanatta e psicóloga Fernanda Freire Figueira.