Apucarana registra o dia mais quente dos últimos 21 anos
Modificado em 09/10/2020, 09:47
Apucarana registrou calor histórico nesta semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros marcaram 39ºC na última terça-feira (6), um recorde de calor desde 1999, quando a estação meteorológica foi implantada no município. A previsão é que as temperaturas continuem altas durante fim de semana, mesmo após a chuva registrada nesta sexta-feira (9).
Registros do Simepar apontam que Apucarana alcançou recordes consecutivos na primeira semana de outubro, com temperaturas acima da média registradas no dia 2 com ápice no dia 6, com 39ºC durante o dia e 30ºC às 23 horas. A meteorologista Larissa Freitas, do Simepar, explica que essa onda de calor é causada por uma massa de ar seco e quente bastante persistente posicionada no centro norte do País. “É como um bloqueio atmosférico que inibe a umidade e causa altas temperaturas”, explica
VENDAVAL
Na noite de quarta-feira (8) à as temperaturas ficaram um pouco mais amenas após um temporal queatingiu a região.
Em Apucarana, houve registro de chuva isolada com ventos de até 54 km/h que derrubaram uma árvore na Rua Jaburu, no Conjunto Habitacional Michel Soni, e destelharam uma casa, na Rua Ícaro na Vila Nova.
“Temos vários dias com temperaturas bem elevadas. Antes o ar estava seco e isso não favorecia a ocorrência de chuva. Ontem a circulação dos ventos trouxe um pouco mais umidade na região provocando pancadas de chuva com ventos fortes mesmo assim temperaturas se mantém altas”, explica a meteorologista.
Estragos foram registrados em Cruzmaltina, Ivaiporã e Borrazópolis.