Aluna da UTFPR Apucarana cria app de gamificação de academias - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Apucarana

Aluna da UTFPR Apucarana cria app de gamificação de academias

- Foto: Arquivo TN
Escrito por Fernanda Neme
Publicado em
Modificado em 25/11/2020, 14:14
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Após um ano e meio de pesquisas e estudos, a estudante de Engenharia Têxtil, Anna Caroline de Sousa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana, criou um aplicativo de gamificação de academias, chamado Be Better. “O objetivo do aplicativo é fidelizar o aluno através de incentivos, como prêmios e descontos fornecidos pelos próprios donos dos estabelecimentos cadastrados”, explica.

Vivendo há 6 anos em Apucarana, a curitibana contou com a ajuda de mais dois parceiros e um investidor para desenvolver o aplicativo, que estará disponível no App Store e na Play Store, a partir do 15 de dezembro. “A academia faz um contrato com a gente e o aluno baixa o aplicativo gratuitamente. Conforme o aluno vai cumprindo os desafios, ele vai ganhando pontos na forma de Becoin, uma moeda virtual disponível apenas no app e que pode ser trocada futuramente por prêmios e descontos, conforme a academia estipular. Essa é uma forma de incentivar o aluno a permanecer no local”, explica.

Anna cita uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Academias que afirma que cerca de 60% das pessoas desistem nos primeiros 45 dias após se matricularem em academias por falta de motivação. Tal movimento é confirmado nas academias da região, que buscam formas de incentivar os alunos a permanecerem ativos.  

“O app é uma forma de motivar esses alunos a continuarem fazendo exercícios físicos. Além disso, mensalmente é enviado um relatório sobre cada pessoa, informando se ela precisa de atenção ou não, e se ela corre o risco de desistir”, conta.

Anna Caroline participou de evento e levou premiações para casa, como um hackathon da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). “Estamos animados com a criação do aplicativo, já que é para melhorar a qualidade de vida das pessoas e aumentar a motivação de frequentar academias. A equipe da universidade nos ajudou bastante, só tenho agradecer”, complementa. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Aluna da UTFPR Apucarana cria app de gamificação de academias"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar