Obras da capela mortuária central entram na reta final
Modificado em 29/08/2019, 08:14
A Secretaria Municipal de Obras de Apucarana divulgou nesta quarta-feira (28/08) um balanço das obras que estão sendo executadas na Capela Mortuária Central. Construído na década de 90, o espaço passa desde março deste ano por uma ampla reforma e ampliação. De acordo com a engenheira da Secretaria Municipal de Obras, Caroline Moreira de Souza, a empreiteira responsável pela obra já concluiu toda a parte de ampliação. “Foi construída uma nova área, correspondente a 160 metros quadrados, envolvendo a edificação de uma sala com capacidade para até dois velórios simultâneos, copa, área para descanso e banheiros com acessibilidade”, detalha Caroline. Com a ampliação, a capela central passa a conta com cinco salas para velório.
No que tange a reforma dos 550 metros quadrados de construção existentes, a engenheira relata que o cronograma atingiu o patamar de 39%. “Este trabalho engloba a troca de piso, janelas, revisão de toda a rede elétrica, hidráulica e de esgoto, reforma e adaptação de banheiros, manutenção do telhado com a eliminação de infiltrações”, conta a responsável técnica pela obra.
O prefeito Júnior da Femac afirma que todo o trabalho vem sendo executado com muito cuidado, visando causar o menor impacto possível ao atendimento da comunidade. “Nossa equipe de engenharia acompanha a execução do cronograma passo a passo, garantindo que as obras sejam realizadas em etapas e que a capela continue aberta às famílias que necessitam velar seus entes”, relata.
Ele frisa que a reforma e ampliação é uma obra pensada pela gestão Beto Preto para atender com mais conforto às famílias apucaranenses. “Certamente, quando tudo estiver concluído, teremos um local em melhores condições para receber a comunidade em momento mais difícil para todos nós, que é a hora em que perdemos um familiar ou uma pessoa amiga. Além disto, as melhorias também foram pensadas para um melhor acolhimento dos funcionários e religiosos que atuam na capela”, diz o prefeito Júnior da Femac.
O diretor-presidente da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), Marcos Bueno, enaltece os investimentos feitos pela atual administração no setor. “Nos últimos seis anos e meio, dentro da gestão Beto Preto e Júnior da Femac, foram construídas duas novas capelas mortuárias, sendo uma no Distrito de Vila Reis e outra no Jardim Ponta Grossa, também promovemos muitas melhorias nos cemitérios municipais. Além disso, estão em andamento trâmites de estruturação do novo cemitério municipal - Morada da Paz -, que vai ser construído na região da Gleba Barra Nova”, salientou o diretor-presidente da Aserfa, lembrando que Apucarana detém o monopólio dos serviços funerários desde 1989. “São poucas as cidades do Brasil que oferecem essa proteção, que se traduz em serviços de baixo custo. Onde isto não existe, o que acontece muito é famílias constrangidas em um momento muito difícil, diante do grande valor cobrado pela preparação do corpo, velório e sepultamento”, contextualizou Bueno.
Elaborado em parceria pelos profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o projeto prevê
também revitalização de toda a área externa. O investimento é na ordem de R$552.604,00, com recursos municipais, e a responsável pela execução dos serviços será a empresa Pires Construções e Empreendimentos Ltda, de Apucarana.