Hospital da Providência realiza captação de órgãos
Modificado em 13/06/2019, 16:31
O Hospital da Providência de Apucarana realizou, na manhã desta quarta-feira (12), um procedimento de captação de órgãos.
A coordenadora da Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (COPOTT) de Londrina, Emanuele Zocoler, confirmou que uma equipe médica de Curitiba veio até Apucarana para o procedimento que retirou rins, fígado e globos oculares de um homem de 40 anos, vítima de acidente de trânsito.
Os profissionais foram transportados pelo helicóptero Falcão 01, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) de Londrina até Apucarana. Após o retorno para Londrina, por volta das 15h30, a equipe médica retornou de avião para a capital paranaense com os órgãos.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), comunicou que "esses órgãos são disponibilizados prioritariamente na fila de espera de transplantes do Paraná, (em) que existem em torno de 2 mil pessoas à espera de um órgão e, se posteriormente não houver receptores aqui no Estado, esses órgãos são distribuídos para a Central Nacional de Transplantes".