Escritor lança documentário que retrata a cena cultural de Apucarana
Modificado em 11/06/2019, 15:15
O escritor e rapper Rafael Ferreira Vieira, o Rafa na Raça, acaba de lançar um documentário que retrata a cena cultural de Apucarana dos anos 2000 até meados de 2018, com enfoque no hip hop. Brasil Navalha mostra a trajetória do escritor e sua incessante busca pelo reconhecimento e valorização da arte independente produzida no município.
Além disso, o documentário também levanta questões políticas relacionadas aos investimentos na área cultural, além de provocar uma reflexão sobre a falta de conhecimento da população em relação ao trabalho desenvolvido pelos artistas locais.
(Foto: Alex Rocha)
"O documentário questiona o Sistema Nacional de Cultura, questiona a própria Secretaria Municipal de Cultura de Apucarana que muitas vezes dá espaço para artistas de outras regiões, quando aqui mesmo na cidade existem artistas muito bons e que infelizmente não são reconhecidos", analisa o escritor.
No vídeo, a biografia de Rafa na Raça é contada através de depoimentos de artistas que também estão inseridos na cena cultural apucaranense. Rafael Ferreira Vieira é autor do livro Perplexia, lançado em 2017. Tem mais de 40 composições musicais além de parcerias como o disco Não Há Educação sem Cultura, da União Lado Torre (ULT).
(Foto: Arquivo Pessoal)
CAFÉ FILOSÓFICO
Em julho, o documentário Brasil Navalha será exibido no Sesc Apucarana, durante um Café Filosófico. "Serão dois filósofos mediando as discussões, cuja órbita é a questão cultural de Apucarana, além da reflexão ao que nos é roubado todos os dias. A nossa cultura mãe", adianta.
A data do Café Filosófico ainda será confirmada pelo Sesc. Assista abaixo o documentário Brasil Navalha, produzido por Guilherme Zacarias.