Apucarana tem hoje 17,3 mil eleitores impedidos de votar - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Apucarana

Apucarana tem hoje 17,3 mil eleitores impedidos de votar

Prazo para regularizar títulos foi já foi encerrado
Prazo para regularizar títulos foi já foi encerrado - Foto:
Escrito por Edison Costa
Publicado em
Modificado em 25/05/2019, 08:40
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Fórum Eleitoral da Comarca de Apucarana concluiu nesta sexta-feira (24) a relação dos eleitores que tiveram os títulos cancelados definitivamente pelo fato de não terem comparecido para votar nas três últimas eleições e não justificaram ausência. A comarca abrange os municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. 
Da lista de Apucarana constam 1.361 nomes nesta situação. De Cambira são 39 e de Novo Itacolomi são 10 títulos cancelados. 
O prazo para justificativa da ausência nos três últimos pleitos e regularização do título de eleitor terminou no dia 6 de maio.
Segundo a chefe do Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, Andréa Silva Milanin, somando esses 1.361 eleitores faltosos, mais aqueles que não fizeram o recadastramento biométrico em 2015, o total de títulos cancelados em Apucarana soma 16.055. Acrescentando-se outros 1.247 títulos que estão suspensos por medida judicial, ou seja, de pessoas que encontram-se presas ou em outras situações, Apucarana tem hoje 17.302 eleitores impedidos de votar nas próximas eleições. O número de eleitores aptos a votar soma 90.610. Em 2015, antes do recadastramento biométrico realizado naquele ano, o número de eleitores era de aproximadamente 103 mil. Nas eleições para prefeito e vereador em 2016, havia 86.846 eleitores cadastrados, comparecendo para votar 76.934.
Em Cambira, existem hoje 1.088 títulos cancelados e 38 suspensos, estando aptos a votar 5.716 eleitores. Em Novo Itacolomi, são 263 títulos cancelados e 18 suspensos, enquanto 2.583 eleitores estão aptos a votar nas próximas eleições.
Andréa Milanin informa que os eleitores que tiveram o título cancelado ainda podem reverter a situação. No entanto, eles terão que fazer um novo cadastro biométrico após pagarem a taxa de R$ 3,51 por eleição em que não compareceram para votar. Vale lembrar que cada turno corresponde a uma eleição. Para conferir se o título está cancelado ou não, o eleitor deve buscar informações diretamente no cartório eleitoral.

PUNIÇÕES
Aqueles que estão com o título cancelado já são alvo de uma série de impedimentos de ordem civil. Essas restrições são as seguintes: não podem obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda; obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução-TSE nº 21.823/2004; obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana tem hoje 17,3 mil eleitores impedidos de votar"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar