Prefeito é empossado na Junta Militar e entrega certificados de dispensa
Modificado em 24/04/2019, 14:07
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, fez o juramento e tomou posse como presidente da Junta do Serviço Militar (JSM) de Apucarana. Na sequência, ele participou da cerimônia de compromisso à bandeira nacional e entrega dos Certificados de Dispensa do Serviço Militar (CDI) a 132 jovens.
Os dois atos ocorreram nesta quarta-feira (24/04), no Cine Teatro Fênix, e foram conduzidos pelo capitão do Exército, Donizete Aparecido Repukna, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), órgão sediado no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) e que abrange 186 municípios.
Repukna explica que cada um dos municípios abrangidos possui uma junta do serviço militar, onde são feitos o alistamento dos jovens residentes nestes locais e, em caso de excesso de contingente, a dispensa do serviço militar obrigatório. “O certificado comprova que o jovem se alistou e está em dia com o serviço militar. Eles passaram pela seleção, mas devido ao número reduzido de vagas, foram dispensados da incorporação”, explica Repukna.
Junior da Femac anunciou que a JSM de Apucarana ganhará uma nova sede. “Atualmente a Junta Militar funciona num espaço localizado na Rodoviária de Apucarana e o capitão Repukna relatou que é necessário uma estrutura mais adequada para o desenvolvimento das atividades”, observa Junior da Femac.
O prefeito de Apucarana afirma que a Junta Militar presta diversos serviços, que não se restringem apenas à época do alistamento. “Não é só para quem tem 18 anos. As pessoas precisam do documento em várias situações durante a vida, como no momento de fazer a matrícula na universidade estadual ou federal, de tirar o passaporte, para assumir um cargo público ou no primeiro emprego”, cita Junior da Femac, afirmando que o setor de Patrimônio já está identificando um novo imóvel para abrigar os serviços.
JURAMENTO - Ao ser empossado como presidente da Junta de Serviço Militar (JSM), o prefeito Junior da Femac fez o juramento, assumindo o compromisso com a Pátria. “Prometo envidar todos os esforços no sentido de fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que o nosso município contribua para o exercício da cidadania e o engrandecimento da Pátria”, disse o prefeito no seu juramento.
Além da presença dos 132 jovens, a cerimônia também foi prestigiada pelo major Roberto Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, e contou ainda com a presença da secretária da JSM de Apucarana, Rosângela Mineo.