UTFPR de Apucarana suspende aulas após suspeita de intoxicação alimentar
Modificado em 28/03/2019, 16:55
O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) suspendeu as aulas nesta quinta-feira (28) nos períodos da tarde e da noite após suspeita de intoxicação alimentar no Restaurante Universitário (RU). A instituição informou que pelo menos 100 estudantes passaram mal, com diarreia, vômitos e dores abdominais. Muitos procuraram atendimento médico no Hospital da Providência e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
(Vigilância Sanitária esteve na universidade coletando amostras. Foto: Delair Garcia)
O diretor da UTFPR em Apucarana, professor Marcelo Ferreira da Silva, afirma que o RU está fechado por tempo indeterminado, até a universidade ter informações sobre o que ocorreu. Segundo ele, servidores e professores da instituição também passaram mal. Nesta tarde, técnicos da Vigilância Sanitária, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), irão até o local para colher amostras e auxiliar nas investigações.
Segundo Marcelo, o RU é administrado por uma empresa terceirizada, que tem um contrato de prestação de serviços com a instituição. O restaurante fornece 800 refeições por dia, em média. O diretor afirma que a suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido no almoço de quarta-feira ou no jantar.
(Vigilância Sanitária esteve na universidade coletando amostras. Foto: Delair Garcia)
“Estamos acompanhando de perto e investigando o problema com as autoridades municipais e também com a empresa contratada, que está colaborando e já separou amostras para investigação”, afirma o diretor. Ele comenta que a volta às aulas vai depender da evolução da situação.
A UTFPR tem sete cursos de graduação e conta com 1.536 alunos matriculados.