Apucarana tenta contratar ONG para capturar cavalos soltos em vias públicas - TNOnline
ícone buscar
Tribuna do Norte Online
clouds

Apucarana

Apucarana tenta contratar ONG para capturar cavalos soltos em vias públicas

Apucarana tenta contratar ONG para capturar cavalos soltos em vias públicas - Foto: Delair Garcia/tribuna do Norte
Apucarana tenta contratar ONG para capturar cavalos soltos em vias públicas - Foto: Delair Garcia/tribuna do Norte - Foto:
Escrito por RENAN VALLIM/TN
Publicado em
Modificado em 27/11/2018, 09:44
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Os problemas com cavalos soltos são registrados em toda a cidade. Sem cuidados, os animais trazem insegurança para motoristas, podendo provocar acidentes de trânsito. Em abril, um cavalo foi atropelado por um ônibus na BR-369, próximo a alguns bairros da região norte da cidade. Pedestres também correm risco com a situação.

 Em alguns casos, os cavalos chegam inclusive a revirar o lixo das casas em busca de alimento, situação flagrada na Rua Ouro Verde, também norte de Apucarana, e que circulou pelas redes sociais em outubro.De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Apucarana, Sérgio Bobig, a prefeitura chega a receber até cinco ligações por dia com reclamações de cavalos em vias públicas. “Esta situação preocupa muito o município, tanto é que estamos com um chamamento público em aberto, que visa a contratação de uma Organização Não-Governamental (ONG) para cuidar do recolhimento destes animais”, diz.Segundo o edital de chamamento, a ONG ficaria responsável por retirar os animais das ruas e levá-los a um local adequado. “Infelizmente, a prefeitura não possui estrutura para este serviço, que parece simples, mas não é.

 É preciso um caminhão adequado para o transporte de animais de grande porte, profissionais aptos a realizar a aproximação e captura destes animais da melhor maneira possível, além de um espaço grande o bastante para manter os cavalos”, afirma.Ele destaca que todas as reclamações são atendidas pela Prefeitura. Segundo o secretário, uma equipe da prefeitura se desloca até o local indicado pela reclamação e busca minimizar os problemas. “Tentamos levar o animal a algum local mais seguro, menos movimentado. Mas o ideal era que a população se conscientizasse, não deixando os cavalos desamarrados”.

A ONG, por sua vez, poderá aplicar taxas de apreensão e de manutenção do animal quando o proprietário for identificado. Esta taxa pode chegar a até R$ 2,5 mil. “Já há uma lei que proíbe deixar estes animais soltos, sem supervisão. Esperamos que, depois da implementação deste serviço de recolhimento, o problema acabe de vez. Se não houver ONGs interessadas, iremos estender o edital para empresas privadas também. O que não podemos é deixar esta situação como está”, aponta Bobig.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana tenta contratar ONG para capturar cavalos soltos em vias públicas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
TribunaPlay

TNTV play-circle

Confira as notícias desta segunda-feira no Jornal da Tribuna

Mais Notícias

Coronavírus

Arapongas divulga 15º Boletim Epidemiológico da Covid-19

ARAPONGAS

Suspeito de atirar contra jovem de 19 anos é preso

APUCARANA

Homens são presos após furtarem reservatórios de aquecimentos solar