Depen instala central de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas em Apucarana
Modificado em 12/07/2018, 10:59
Passa a funcionar a partir de hoje em Apucarana uma central regional de colocação e monitoramento de tornozeleiras eletrônicas. A implantação da unidade, autorizada pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), foi oficializada na manhã desta quinta-feira (12), no prédio da antiga delegacia, onde agora passa a abrigar a central.
A central vinha sendo negociada desde o ano passado pelo judiciário local para agilizar a prestação da pena e melhorar a efetividade do controle dos apenados. Inicialmente, a central vai atender, além da sede, quatro comarcas da região que somam, atualmente, mais de 250 monitorados.
“A instalação de uma central na Comarca de Apucarana para a colocação e monitoramento de tornozeleiras eletrônicas visa o atendimento não só do município, mas de toda a região do Vale do Ivaí”, destaca o magistrado Osvaldo Soares Neto.
A colocação e o monitoramento passarão a ser feitos no prédio da antiga delegacia, na Rua Professor Erasto Gaertner, onde atualmente funciona o Instituto de Identificação, ao lado do Fórum Desembargador Clotário Portugal. O local também abriga a nova sede da Delegacia da Mulher.
A tornozeleira é usada por presos em regime semiaberto e também por réus que aguardam julgamento.
Atualmente, centenas de pessoas são monitoradas eletronicamente na região. A Comarca de Apucarana é que tem maior número de monitorados: 114 pessoas, seguida de Arapongas (84), Ivaiporã (39), Marilândia do Sul (14) e Faxinal (12), totalizando 263 pessoas.