Tribunal Regional Eleitoral divulga balanço das eleições no Paraná
Modificado em 17/11/2020, 10:53
Neste domingo (15), às 17h, encerrou-se o horário de votação do primeiro turno das Eleições Municipais 2020. No geral, a votação ocorreu dentro da normalidade nos 399 municípios do Paraná e milhões de eleitores foram às urnas para votar nos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de seu município. Os resultados das eleições, bem como o total de abstenção, brancos e nulos, podem ser obtidos por meio do site Divulga, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, agradeceu “a todos que contribuíram para a realização desse evento relevantíssimo que é o coroamento da democracia, da soberania e da cidadania”.
No balanço realizado até as 17h deste domingo (15), 160 urnas eletrônicas foram substituídas por outras de contingência no Paraná. O número, que corresponde a 0,66% das de 20.745 seções eleitorais do estado, ficou abaixo do esperado de 1% a 3% de urnas substituídas.
Conforme a Polícia Militar, foram registradas 349 ocorrências e 85 prisões. Houve o registro de 115 casos de “boca de urna” e 16 de compra de voto. Foram apreendidos 11.984 materiais de campanha,11 veículos e R$ 21.911.Mais de 10 mil homens atuaram na segurança pública, configurando o maior efetivo da região sul do Brasil.
Houve temporal no Paraná, que afetou oito cidades: Mangueirinha, Rebouças, Ortigueira, Centenário do Sul, Tibagi, Telêmaco Borba, Coronel Vivida e São João do Triunfo. Por conta da forte chuva, essas cidades ficaram sem energia por algumas horas, mas as baterias que as urnas eletrônicas possuem possibilitaram que a votação continuasse normalmente nesses lugares.
Eleições do Futuro
Pela manhã, o desembargador Tito Campos de Paula realizou a abertura do projeto “Eleições do Futuro”, que ocorreu em três cidades do país: Valparaíso de Goiás, São Paulo e Curitiba. Também participaram da abertura o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, Vitor Roberto Silva, a juíza auxiliar do TSE, Dra. Simone Trento e os membros da Corte. O evento, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), terminou às 15h e contou com a demonstração de propostas inovadoras para o sistema eletrônico de votação realizada por empresas que atenderam ao chamamento público do TSE.